Fatacil

Fatacil: Regionalarte confirma presença na FATACIL 2013

A REGIONALARTE vai estar presente na Mostra de Aromas e Sabores dos Saberes Algar...

Fatacil: A Quinta do Freixo confirma a presença na FATACIL 2013

A QUINTA DO FREIXO, da Soc. Agrícola e Industrial do Algarve é uma das empresas q...

Fatacil: A Quinta dos Vales presente na FATACIL 2013

A Quinta dos Vales vai estar presente na Mostra de Aromas e Sabores dos Saberes ...

Fatacil: A Fazendo do Cré confirma a presença na FATACIL 2013

A FAZENDA DO CRÉ confirma a presença na Mostra de Aromas e Sabores dos Saberes Al...

Fatacil: A Casinha da Avó confirma presença na FATACIL 2013

A CASINHA DA AVÓ confirma a presença na grande Mostra de Aromas e Sabores dos Sab...

35ª Fatacil - Faltam:

Please update your Flash Player to view content.

Programa de festas

Back Está em... Inicio Fatacil - Notas de Imprensa Notas de Imprensa 2011 Mensagem do Presidente da Fatasul

Fatasul / Fatacil

Mensagem do Presidente da Fatasul

Estou plenamente confiante que a 32ª edição da FATACIL vai surpreender todos, expositores e visitantes, pela positiva. É um facto que a conjectura económica actual não é a mais favorável, mas também é verdade que as crises são processos naturais, que ao colocarem desafios difíceis aos homens, incentivam a sua criatividade para encontrar a janela de oportunidades que se abre sempre que a vida nos fecha uma porta.

O político é um homem que sonha o que o mundo do presente quer para que a obra nasça. Como autarca e, como presidente de uma equipa coesa que mesmo pressionada pela realidade austera, projectou a FATACIL 2011 de forma a esta garantir a sustentabilidade financeira e, ao mesmo tempo dar um salto qualitativo para se manter na liderança, como o mais importante certame generalista do Sul de Portugal.

Ninguém consegue “troikar” ou travar os passos firmes que a FATACIL continua a dar, num percurso que começou há 31 anos. E aqui faço um parênteses para relembrar que em 1983 a FATACIL continuou o seu crescimento imparável iniciado em 1980, embora o país passasse por um momento particularmente difícil, que obrigou à chamada do FMI.

O que motiva este espírito optimista da equipa da FATASUL, responsável pela FATACIL?

Vou focar apenas alguns aspectos que considero relevantes e com indicadores bastante fiáveis neste momento, que estou certo vão ser confirmados quando se fizer o balanço final da FATACIL 2011.

Começo por referir a forte adesão ao Programa Equestre por parte de cavaleiros, criadores, centros hípicos e outras entidades ligadas às modalidades desportivas e recreativas equestres, nomeadamente da Tribuna Lusitana, o mais importante portal e televisão a nível mundial, sediado no Brasil, de promoção do cavalo lusitano, que está a colaborar este ano na divulgação do nosso programa e que já confirmou a sua presença em Lagoa na edição de 2012 da FATACIL.

Também os cavaleiros interessados em participar no XIX Concurso de Modelos e Andamentos, integrado no programa, está a superar todas as espectativas, o que nos leva muito seriamente a equacionar a utilização do terreno dos mercados, onde funciona actualmente um dos parques de estacionamento do certame, como um espaço para colocação de boxes de cavalos para os concorrentes que irão participar na prova do próximo ano, permitindo uma rentabilização do concurso e uma projecção do mesmo para um nível competitivo superior ao actual.

Este forte interesse na componente equestre da FATACIL deve-se, em particular, ao êxito alcançado pelo espectáculo Algarve – Lusitano, lançado no ano anterior e que teve a inauguração do prestigiado mestre de arte equestre Luís Valença e a inestimável colaboração gratuita de muitos cavaleiros e artistas da região, nomeadamente do concelho de Lagoa.

Mas, é evidente que a Fatacil não é só isto, mas sim muito mais, nunca nos poderemos esquecer de um dos nossos principais pilares que é o Artesanato, com cerca de 150 expositores de todo o País, com uma abrangência neste momento que ultrapassa as nossas fronteiras para o resto da Europa e Àfrica.

O Comércio e Industria que também merece um particular destaque, pelo investimento que os nossos Expositores têm introduzido, ao longo dos anos, aos seus espaços, tornando-os mais modernos e, logo, mais apelativos.

Outro dos indicadores que nos motiva a perspectivar uma FATACIL 2011 com sucesso para contrariar a crise são os milhares de visitantes do nosso novo portal (www.fatacil.pt), que foi lançado há cerca de um mês.

É precisamente esta nova plataforma de comunicação HI–TECH da FATACIL, desenvolvida em parceria com a empresa Netseg / TVA - que está a ser um meio muito poderoso de divulgação do certame, substituindo de uma forma muito mais eficaz, alguns veículos de promoção tradicionais, mais dispendiosos e sem o alcance que as novas tecnologias de informação permitem – que vai ser uma das grandes novidades da FATACIL 2011, pois um estúdio de televisão instalado no recinto, para transmissão de Live Streaming, cedido pela TVA - (Transmissão de Video e Audio) da Netseg, vai permitir dar maior visibilidade ao certame, através de reportagens em directo ou em diferido das actividades integradas nos programas de animação, dos pavilhões de exposição mais apelativos, dos enfoques dos dias temáticos, de toda a vibração positiva e alegria espontânea que emana do público que nos visita.

Aproveito esta oportunidade para saudar e agradecer a todos os expositores, patrocinadores, visitantes e colaboradores que estão a ajudar a Direcção da FATASUL a realizar a FATACIL 2011 – XXXII Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa.

O Presidente da Direcção da FATASUL

Rui Manuel Rosa Lopes Correia

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA FATASUL

É precisamente esta nova plataforma de comunicação HI–TECH da FATACIL, desenvolvida em parceria com a empresa Netseg / TVA - que está a ser um meio muito poderoso de divulgação do certame, substituindo de uma forma muito mais eficaz, alguns veículos de promoção tradicionais, mais dispendiosos e sem o alcance que as novas tecnologias de informação permitem – que vai ser uma das grandes novidades da FATACIL 2011, pois um estúdio de televisão instalado no recinto, para transmissão de Live Streaming, vai permitir dar maior visibilidade ao certame, através de reportagens em directo ou em diferido das actividades integradas nos programas de animação, dos pavilhões de exposição mais apelativos, dos enfoques dos dias temáticos, de toda a vibração positiva e alegria espontânea que emana do público que nos visita.

O Presidente da Direcção da FATASUL

Rui Manuel Rosa Lopes Correia