Pesquise o comércio pretendido / expositor ou Noticia...

Back Está em... Inicio Fatacil Fatacil 2013 Notas de Imprensa Fatacil: A FATACIL 2013 promovida no Brasil

Fatacil: A FATACIL 2013 promovida no Brasil

Votos de utilizador:  / 1
FracoBom

O comissário do Sector Equestre da FATACIL, Emídio Paias, deslocou-se ao Brasil, entre 16 e 21 de Maio a convite do criador Victor Oliva para fazer a promoção da FATACIL 2013, do Concelho de Lagoa e do Algarve no prestigiado evento IRDM - International Riding & Dressage Meeting Coudelaria Ilha Verde 2013.
               Esta visita (de trabalho) só foi possível graças ao patrocínio das viagens aéreas pelos WINES PAXÁ - QUINTA DO OUTEIRO, do concelho de Silves.

O representante da FATACIL teve oportunidade de reforçar o intercâmbio luso-brasileiro e ibérico iniciado em 2012, garantindo a presença de prestigiadas coudelarias brasileiras, espanholas e portuguesas que vão estar representadas na FATACIL 2013, de 16 a 25 de Agosto, com pavilhões de exposição, exemplares equinos e demonstrações desportivas equestres. Emídio Paias endereçou ainda diversos convites a importantes criadores presentes no IRDM.
Em representação da região do Algarve, Emidio Paias presenteou o comprador do melhor lote do XV Leilão Luso Brasileiro com uma garrafa de vinho PAXÁ, produzido em terras Algarvias.
    Durante o evento Emídio Paias esteve ainda com o Cônsul de Portugal no Brasil, Paulo Lopes Lourenço, com quem abordou a importância da FATACIL para Portugal, nomeadamente na internacionalização dos seus produtos de excelência junto dos milhares de turistas que visitam o mais importante certame do Algarve, conforme também salientou no ano passado a Ministra da Agricultura e Pescas, Conceição Cristas, durante a visita que fez à FATACIL 2012.
    O Cônsul ficou surpreendido pelo facto da FATACIL não ter o apoio dos organismos oficiais do turismo português, neste relevante papel que está a desempenhar na promoção de muitos produtos de excelência nacionais, nomeadamente  agro-pecuários,  gastronómicos, culturais, paisagísticos, etc, que cada vez mais pesam na escolha dos destinos turísticos, como conclui o Anuário do Turismo 2013.
    Como já tive oportunidade de referir em outras ocasiões, a valência equestre tem sido uma mais-valia da FATACIL ao longo de 30 anos e nos últimos dois anos tem mostrado de forma decisiva todo o seu potencial para ser um dos sectores ancora da FATACIL que o novo modelo de gestão, que em breve vai substituir a FATASUL na organização do certame, vai dispor na sua estratégia de consolidar a FATACIL como uma referência obrigatória a nível nacional e internacional no calendário de feiras empresariais generalistas.
    Tenho a firme convicção que a FATACIL nunca foi um desses elefantes brancos que existem no Algarve e que tantos estragos provocaram nas finanças de alguns municípios. Há justificadas razões, bem fundamentadas, se for feita uma avaliação séria ao património edificado e a muitas infraestruturas do Parque Municipal de Feiras e Exposições de Lagoa, executadas com as receitas geradas pela FATACIL ao longo de muitos anos; se o recinto não tivesse tantas carências de estruturas de exposição próprias (stands fixos), que obrigam a organização a recorrer a muitos equipamentos alugados para a realização de um certame com a dimensão da FATACIL, provavelmente a situação financeira da FATASUL estaria mais equilibrada!...Mas isso é um tema para esmiuçar noutra oportunidade!...
                                                                                                                  Um Director da FATASUL